Lindo cachorro samoieda

O maravilhoso cachorro Samoiedo

A origem do Samoiedo é muito controversa e confusa, embora existe uma interpretação que é bastante adotada no meio dos produtores – estes cães foram empregados pelos povos nômades da região siberiana há cerca de 5 mil anos. Esse cachorro só era capaz de ser notado entre essas tribos, daí onde seu nome foi formado. Esses povos empregavam esses cachorros para tracionar trenós, caçar e para o pastoreio.

Os primeiros espécimes da espécie Samoiedo aportaram na Inglaterra entre o período de 1870 a 1909, mas nem todos eram de pura raça. Afirma-se que a Soberana Alexandra apreciou com tamanha intensidade da espécie que fez bastante para conseguir promover a raça no seu território. Pode-se enxergar atributos destes cães em determinados exemplares modernos.

Os cães Samoiedos chegaram na América no ano de 1906, um exemplar foi dado como presente do Grão-Duque russo Nicolau. Em razão de sua belíssima aparência, sua personalidade afetuosa e sua energia como um cão de tração, o Samoiedo vem aumentando a sua popularidade.

Características Físicas do Samoiedo

Esta é uma raça que se aparenta muito a um bicho de pelúcia, seu porte físico é muito atlético com uma musculatura bastante desenvolvida, seus membros são redondos e amassados com um invólucro de pelo bastante espesso, seu crânio tem formato de cunha com os olhos profundos, orelhas de tamanho mediano muito afastadas entre si em um posicionamento perpendicular e o focinho tem tamanho médio com um tom escuro.
A cauda é incrivelmente bela, possuindo uma pelagem densa e um formato enrolado sobre o dorso e tomabando para qualquer dos lados. Sua expressão facial chega a ser hilária: no momento em que olhamos para o Samoiedo, temos a impressão de que ele está permanentemente dando risadas!
A pelagem é bem densa e vasta, sendo extensa, aveludada e alisada. Sua cor tradicional é o branco puro, todavia somos capazes de observá-lo em outras tonalidades: branco palha, amarelada, amarelado e branco, preto e branco e branco e castanho.

Temperamento do Samoiedo

Essa espécie é muito extrovertida, fazendo o que pode com o intuito de deixar todos de fora e sua família constantemente felizes! Ele possui o hábito de acompanhar o dono para todo o lado, e irá querer até mesmo deitar junto. O Samoiedo é um excelente cachorro para acompanhamento, principalmente para criançinhas e os mais velhos já que é muito brincalhão e meigo.
Por causa de ser um cão gerado em especial para o trabalho, ele tem necessidade de várias atividades físicas a fim de que consiga gastar essa energia, se isso não ocorrer, ele pode se tornar um espécime bastante estressado. Para você que quer adquiri-lo, saiba que esta raça tem necessidade de um espaço enorme, porque eles não se dão bem ficando limitados, tanto faz em grandes residências ou em amplos apartamentos. Se estressados, eles são capazes de vir a ser bastante destrutivos, mais barulhentos, mastigadores de móveis e que irão cavar por todo o lado que conseguir.
Pela necessidade de deixar o seu proprietário mais feliz, eles serão capazes de ser treinados, mas não pense que vai ser fácil: eles são bem rebeldes.
Esta raça tem a tendência de ser dominante e podem não se relacionar com outros cachorros de estimação!

Vantagens em se ter um Samoiedo

o maravilhoso cachorro samoiedo

Essa espécie é bem mansa, frágil, afetuosa e muito esperta! Conquistar o proprietário e todo mundo a sua volta é um forte costume que este cão apresenta.
Por causa de sua afeição e meiguice, o Samoiedo não vai desejar estar distanciado de seu proprietário por muito tempo, o que faz com que esta raça muito admirada por todo mundo.
Caso você receba muitos hóspedes em sua residência, não irá precisar se preocupar em prender o cão! Samoiedos são bastante meigos até com pessoas estranhas, eles vão ser bem-educados com os convidados dos proprietários.
Os Samoiedos são cachorros bem limpos e não irão dar muito trabalho quanto a Pet Shops, mesmo sendo bastante peludos e de coloração clara. Além disso, não geram odores característicos de cachorros por causa da falta de glândulas subcutâneas. Em outras palavras, a economia com a higiene do cão será muito alta!

Pontos fracos do Samoiedo

As atividades físicas precisam ser diárias, devido a sua origem, o Samoiedo não aguenta manter-se bastante tempo parado, se isto ocorrer, a apreensão e o nervosismo podem atingi-lo.
Caso você deseje um cão para ser um cachorro de guarda, sequer pense em ter um Samoiedo.
Eles são divertidos, todavia podem ser do tipo divertido “desobediente” e tornam-se indomáveis, não obedecendo aos comandos dados pelo dono.
O Samoiedo é um cachorro bastante dominante, não é indicado possuir outros animais domésticos junto dele, principalmente gatos! Entretanto, se possuir algum outro cachorro no lar, adestre o Samoiedo desde filhote para respeitar os amigos.
Este cachorro vem de terras nórdicas de clima gelado e, mesmo se habituando ao clima quente, não é aconselhado submetê-los a temperaturas bastante elevadas.
O Samoiedo possui o costume de largar bastante pelo ao redor da residência devido a sua troca de pelo.
O Samoiedo demonstra muitos problemas no que concerne a sua saúde, como: pigmentação estranha nos olhos, orelha declinada, ossos desequilibrados, pelagem ondulada, qualidades do sexo mal determinadas, displasia coxofemoral, podendo se tornar surdos, perigo de nanismo e a retina pode mostrar uma atrofia gradativa.

Como cuidar de um Samoiedo

O Samoiedo é um cão que possui muita energia e necessita de gastá-la de algum jeito, se você quer comprar um cão dessa espécie, esteja capaz de caminhadas diárias e várias brincadeiras! Um ótimo treinamento também será fundamental com o intuito de deixar o cachorro mais disciplinado.
Se você possuir outros animais em sua residência é aconselhado que o dono domestique o Samoiedo precocemente com o propósito de que ele se torne educado com os demais animais domésticos.
O Samoiedo é um cão muito teimoso e desobediente, o que o faz bem difícil de colocar limites: ele irá desejar ficar dentro do lar e você irá se esforçar para poder ensiná-lo, então o treinamento deve ser feito o quanto antes! Toda semana faça a escovação de sua pelagem, pois eles vão cair com periodicidade se você não o fizer.
Porém, eles são bastante apegados com o seu proprietário, precisando de bastante afeto, afago e atenção.

Filhotes de Samoiedo

Estes filhotinhos são bem carentes, toda vez pretendendo mamar e dormir muito, sem contar que eles são semelhantes a umas “bolinhas de pelo”! Mas não ache que esse ciclo é longo: em no máximo 10 semanas eles estão se divertindo e sendo plenos “exploradores” em todos os cantos. É nesse período que o dono deve começar a educá-lo a fim de que os comandos se tornem mais comuns para o cão. Nesta fase ele se encontra mais animado, já que é a época em que ele se afiniza com a raça que pertence e vai para um período de socialização com os humanos. O treino tem que ser mais aprofundado após os 3 meses, pois nesta fase o Samoiedo permanece mais “autoritário”, portanto sendo mais complicado ensiná-lo. Após um ano de vida, esse cão fica mais sagaz, desta maneira o seu dono precisa de colocar mais intensidade em seu adestramento com o intuito de conseguir melhores resultados.
O Samoiedo, quando filhotinho, é bastante divertido, repleto de vigor e muito bem disposto. Referente às seu porte físico, é essencial possuírem olhos amendoados e lábios escurecidos e com um “sorriso” típico da espécie. Caso a orelha do seu filhote não se eleva, fique relaxado: ela só se eleva após os 3 meses de sua existência. A cauda assenta em cima do dorso a partir dos 2 de idade.

Curiosidades a respeito do Samoiedo

O Samoiedo é tido como o cão nórdico mais disciplinado já observado, entretanto ele conta com um esquisito costume de ficar constantemente buscando algo, especialmente nos buracos que ele escava quando está entediado.
No início da concepção dos Samoiedos, os primeiros cachorros que foram trazidos para o território inglês não eram totalmente brancos. O maior número deles era de uma coloração canela e ligeiramente menor que a raça original. A procedência de determinados exemplares originaram-se das tribos nômades.
O primeiro clube especializado na raça originou-se no ano de 1920, e funciona até os dias de hoje; e, verdadeiramente, as primeiras importações suscederam-se no ano de 1893.
Nos períodos de tempestades de neve, os Samoiedos podem revestir o seu focinho com o próprio rabo.
A curvatura dos seus lábios dá a sensação de estarem sempre “sorrindo”..