Cachorro boiadeiro bernes

Origem e Informações do Boiadeiro Bernês

Origem e Informações do Boiadeiro Bernês

Para chegarmos ao cão Boiadeiro Bernese que conhecemos nos dias atuais, foram realizados variados cruzamentos entre diferentes raças durante os anos. Para preservar os rebanhos e os gados protegidos, os “Bernois Bouvier” foram bastante requisitados pelos cultivadores da Suiça. Os Boiadeiros de Berna foram muito bem usados para tracionar carroças cheias de leite, uma vez que a excelente notoriedade do queijo suíço tornava o leite muito negociado entre os agricultores.
O Cachorro Boiadeiro Bernese também pertence aos “Sennenhund”, isto é, aqueles cães montanheses, porém unicamente ele tem uma pelagem longa e macia. A fonte da espécie é somente especulativa. Muitos creem que a sua linhagem se deu logo após o cruzamento entre as espécies Mastiffs e os cachorros de guarda, no decorrer da Incursão Romana no território Suiço.

Fora de ser um notável cão de tração, ele também resiste às temperaturas mais frias, fora de guardar o gado. Embora a utilidade desses cães, pequeno número de tentativas foram feitas para perpetuar a espécie. No fim dos anos de 1800, a raça estava em risco de desaparecimento.
Nesse período, o professor Albert Heim começou uma pesquisa acerca dos cães suíços que levou a identificação do Pet Boiadeiro Bernese (Bernese Mountain Dog) como um dos exemplares. Esses cães foram achados unicamente nos vales dos baixos Alpes Suiços. Com os esforços de Heim, esses cachorros foram difundidos no território suiço e na Europa. Os melhores espécimes foram achados na área de Durrbach, dando a raça o título de Durrbachler. Com o crescimento da raça, o título foi substituído pra Boiadeiro Bernês. No período de 1926 deu-se origem ao primeiro exemplar do Boiadeiro Bernese na América.

Características físicas do Boiadeiro Bernês
O Pet Boiadeiro De Berna possui três cores, porte grande e um comportamento muito aprazível. Graças a sua história, ele detém uma grande capacidade de defesa de gados e atividades no pastoreio, sendo, além de tudo, inteligente, vigoroso e muito veloz.
O Pet Boiadeiro Bernese é grande, vigoroso e bastante equilibrado. Suas orelhas pendem ao longo dos lados de sua cabeça, possuindo também membros estreitos e orelhas médias. Seu rabo é muito espesso e pende sobre o torso. O pelo é fino, macio, longo e preto com vermelho e manchas marrons na parte lateral do focinho, olhos, pernas e tórax. O Boiadeiro de Berna possui marcas claras na cabeça, pescoço, torso, patas e ponta do rabo.

Ele inclusive é bastante companheiro. Se o seu proprietário está em casa, ele vai fazer o possível para se reunir próximo dele, exibindo todo o seu companheirismo. Não existe maior prazer para o Boiadeiro do que estar perto de quem ama. Dadas essas características, o Cão Boiadeiro Bernês não é um cachorro adequado pra morar em um canil e sem dúvida será bastante infeliz sem a constante companhia do ser humano.

Pelagem do Boiadeiro Bernês
Seu pelo é lindo: Tem a parte inferior muito cabeluda e uma camada dupla, engrossada, com a parte externa longa. Tipicamente tricolor, a grande parte do corpo do cachorro dessa espécie é coberta por pelos muito escuros, com ferrugem e branco luzente. Detém uma marca branca na forma de uma cruz contrária, uma mancha clara no meio de seus olhos e no começo do rabo.
Com uma cor escura bastante forte, que prevalece por toda sua constituição física, possui certas linhas castanhas em seu rosto, em cima de seu olho, em suas patas e no dorso. As patas também podem ter pelagem branca contanto que não passe o princípio das pernas.
A pelagem necessita de ser escovada frequentemente, com a intenção de deixá-la sempre sadia, além disso, sua pelagem é fina e alongada. Anualmente o Boiadeiro Bernês sofre perda de pelo de forma moderada durante a primavera e no outono. O Boiadeiro Bernese tem uma pelagem que cai muito, por isso a precisão de sempre escovar regularmente os pelos dele, para que você consiga moderar o excesso de pelos soltos por toda sua residência. Para manter uma excelente higiene, dê um banho nele a cada trimestre.
Temperamento do Boiadeiro Bernês
Inteligência, astúcia e afetividade são qualidades do Boiadeiro Bernese. Ele ainda é nobre, dócil e condescendente. Ele gosta de estar com a pessoas da casa e fica satisfeito quando é incluído nas ações da família. Seu porte é uma de suas peculiaridades mais célebres e é muito nítido que o adestramento inicial é primordial pra ensinar ao Cão Boiadeiro Bernês a como se proceder corretamente em casa e com os humanos. Demorado para amadurecer, ele consegue seu porte adulto bem antes de atingir a maturidade intelectual.
Mesmo que não seja hostil, ele fará qualquer coisa pra resguardar você e sua família. Ele é capaz de se comportar de forma isolada com desconhecidos e, geralmente, é um pouco tímido, por conta disso, a exposição do Cachorro Boiadeiro Bernese a uma grande multiplicidade de pessoas, animais e acontecimentos diferentes ao longo da vida é relevante.
Como todos os cachorros, o Cachorro Boiadeiro De Berna tem necessidade de socialização precoce, por esse motivo, essa exibição a muitas pessoas, visões, barulhos e experiências diferentes ainda na ocasião em que juvenil colabora a certificar que seu cãozinho cresça e venha a ser um cachorro estabilizado.
O temperamento do Cachorro Boiadeiro Bernês é afetado por uma coleção de motivos, o que inclui hereditariedade, treino e socialização. Cachorros com apropriados comportamentos são curiosos e travessos, prontos a abordar e ser abordados pelos humanos.
Vantagens de ter um Boiadeiro Bernês
Além da simpatia, ele pode ser um ótimo vigia, além de alertá-lo na ocasião em que sentir o menor vestígio de ameaça. Pode ficar calmo: este cão é bastante apropriado para se ter no lar, ele é ótimo com crianças, jovens e adultos.

Todas as ações que ele realiza vêm através de suas aptidões. As crianças amam divertir-se com o Pet Boiadeiro De Berna, tanto devido ao seu tamanho quanto por sua condição recreativa.

Ele é um cachorro ansioso, já que está sempre buscando algo para fazer, tal como um desafio, por exemplo. Adapta-se perfeitamente em inúmeras tarefas divergentes e é um cachorro que deseja e está decidido a agradar.

Problemas comuns ao Boiadeiro Bernês

Largue -o só e você irá possuir um cão triste, ansioso e insatisfeito. O mesmo se sucede quando não é proposta uma função distintiva para que se ocupe. Um jardim não é enorme o suficiente para ele. Mais uma coisa: ande com ele, ao menos, uma hora por dia, com o propósito de deixá-lo bem mental e fisicamente.

Nos dias de hoje os Boiadeiros Berneses enfrentam certos problemas relacionados a saúde deles. A espécie dispõe de um pequeno agrupamento de genes o qual resultou em diversos problemas de saúde relacionados à endogamia (consanguinidade). Diversos exemplares estão sendo gerados sem nenhum tipo de critério, o que está resultando estes problemas. Dessa forma, o Boiadeiro de Berna está sofrendo muito. Para se comprar um Boiadeiro, verifique um bom lugar onde comprá-lo, sua origem deve ser bastante avaliada a fim de que não ofereça certo tipo de problema com seu cão.

Como Cuidar de um Boiadeiro Bernês
Se você mora em um apartamento ou em um condomínio, nem cogite em comprar um Cachorro Boiadeiro Bernês. Um lar com um quintal grande e seguro é o melhor lar para cachorros desta espécie. Ele ainda tem energia de sobra. Fora de divertir-se no pátio, ele tem necessidade de pelo menos praticar exercícios intensos todos os dias com o intuito de se manter em ótimas condições de saúde.
Limpe os dentes do seu Cão Boiadeiro Bernês de duas a três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e as bactérias da boca dele. A escovação diária é ainda mais acertada se você quiser evitar a doença das gengivas e o mau hálito.
Se o seu cachorro não seja capaz de desgastar bem as próprias unhas, consequentemente corte-as mensalmente. As unhas sem dúvida estão gigantes, caso você seja capaz de ouvi-las no momento em que ele está caminhando. As unhas do cachorro possuem vasos sanguíneos e se você cortar no lugar incorreto, tem chance de ocasionar sangramento.
Caso haja fedor ou vermelhaço nas orelhas do seu Boiadeiro, então leve-o a um médico-veterinário imediatamente. Verifique com um veterinário a respeito de qual produto utilizar para limpar as orelhas do seu cachorro, assim, depois, higienize-as com um pedaço de algodão umedecido. Contudo, lembre-se: apenas limpe a parte de fora, não ponha nada no interior do canal auditivo.
Constantemente veja a pele do seu cão, analisando qualquer forma de anomalia, tal como: inflamação, vermelhaço ou sensibilidade, não exite em liga para um médico-veterinário.
Fillhote do Boiadeiro Bernês
O filhote do Pet Boiadeiro Bernês demanda supervisão e interação frequente com os donos para que seja capaz de realmente conviver na habitação familiar. Em razão disso, o dono deve estabelecer desde cedo limites claros para o Boiadeiro. A raça é vista como vagarosa no referente ao amadurecimento emocional e por essa razão o processo de educação pode e deve ser elaborado durante um ciclo mais extenso.
Desde novo, possua o costume de levar o seu Boiadeiro a um médico-veterinário. Manuseie os membros do animal com frequência e olhe na parte de dentro de sua boca. Modifique essa hora em algo positivo, repleta de elogios e gratificações, e você estará preparando o Boiadeiro de Berna para exames veterinários simples e outros tratamentos quando ele for crescido. Tal como as escovações farão parte de seu cotidiano, o filhote deve ser acostumado ao hábito e limpeza e manutenção desde cedo.
Anterior aos dois anos de vida, jamais permita seu Boiadeiro fazer demasiado esforço corporal, tal como: tracionar muito peso, saltar de lugares excessivamente altos em superfícies muito duras, dado que as suas articulações ainda não encontram-se corretamente construídas. A brincadeira normal, no terreiro, é concedida.
Curiosidades sobre o Boiadeiro Bernês
Com seu pelo grosso e belo, o Cachorro Boiadeiro Bernês se encaixa bem em climas frios. Por outro lado, com o pelo escuro e tamanho grande, ele é predisposto a sensações de corpo quente. Jamais permita que ele se exercite com muita força em dias altamente quentes.
Você precisará ter um cuidado especial se estiver no processo de criação de um pet da raça Boiadeiro Bernese. Ele se desenvolve mais rapidamente entre os 4 e 7 meses, nesse período ele está predisposto a machucados e distúrbios ósseos. A alimentação deve ser muito caprichada, com ótima qualidade, rica em nutrientes, todavia em uma quantidade certa, a fim de que ele se desenvolva moderadamente.

Deixe uma resposta